Gestão de Produto

Esse processo inicia-se desde o conceito, passa por toda e evolução até o seu consumo.

O gerente de produto é responsável em fazer a interface entre o gerente de produção e o gerente de marketing, ou seja, ele deve equilibrar a relação entre os desejos de marketing
e a viabilidade no processo produtivo industrial.

Além disso, é necessário estar atentos a vários elementos, seu olhar deve estar ligado a
globalização mas sem perder  a identidade da marca. Também deve estar embasado pela criatividade e técnica, a evolução tecnológica e o caráter social, econômico e ecológico.

Após se estabelecer o caminho que será dado para a coleção, bem como sua prospecção com quantidade de modelos, tecidos utilizados, etc… É necessário coordenar toda a execução desde a aprovação da ficha técnica até a entrega do mostruário. E é nesse processo que deve ter maior foco e controle tendo em vista, ser o momento mais crítico de uma coleção.

Há diversas ferramentas simples que podem ser extremamente úteis na construção desta gestão. Dentre elas destaco o cronograma de coleção e o follow-up:

Cronograma de Coleção
Trata-se do acompanhamento do processo, no caso, o desenvolvimento de uma coleção, de uma forma sintética (resumida), onde são divididas todas as fases e setores responsáveis que englobam o desenvolvimento de uma coleção com as datas inicias e finais de cada processo.
Através desse acompanhamento, é possível identificar “in time” de uma forma fácil qual processo/setor que está atrasado e tomar medidas para que esse atraso não cause um efeito “dominó” afetando toda uma entrega de coleção.
Segue abaixo, um demonstrativo de como esse cronograma pode ser feito.

Follow-up
Conceito: Trata-se do acompanhamento de forma analítica (detalhada) de um processo. É estar atento, para que as coisas aconteçam conforme o previsto ou desejado. Fazer follow-up faz parte de saber praticar um planejamento devido (PDCA).
A falta de follow-up é um dos motivos mais comuns pelo descumprimento das metas e prazos.
Ex.: Muitas vezes sabemos que um mostruário ou uma coleção não serão entregues na data prevista, mas sabemos por “feeling”,   mas não temos esses dados reais na mão, o que impossibilita uma cobrança efetiva e clara das partes envolvidas.
Na prática: Trata-se do acompanhamento através de planilha, de todos os produtos, porém de forma individual, onde constam todas as datas limites a serem cumpridas, que de uma maneira simples você consegue enxergar através de uma linha do tempo como está o desenvolvimento de sua coleção.
Segue abaixo, um demonstrativo de como o follow-up pode ser feito. Por ser uma planilha ela pode ser alterada atendendo a forma e a demanda de cada empresa.