Moda e Música – Menudos

Proposta do trabalho: Elaborar ambiência com referência às características do vestuário do artista trazidas aos dias de hoje em coleções, editorias de moda ou estilo de vida de determinado publico alvo. Descrição da carreira do artista, incluindo aspectos relacionados ao vestuário, acessórios, maquilagem e estilo de vida associando as referências de época com sua trajetória.

M E N U D O S

Escolhi a banda Menudos por ser referencial quase unânime da década de 80 e por seu estilo ainda pontuar nos dias de hoje.

No primeiro painel coloquei uma foto do meu aniversário de 5 anos em 1986, que mostra o quanto eu já estava influênciada pelo estilo da banda.
Detalhe que essa roupa estava hiper grande em mim, mas não teve jeito, eu queria ir com ela e ponto!

No Painel 2 mostro a capa dos seus discos que é a imagem clara do estilo irreverente (para a época) e imagens do show realizado em São Paulo em 1985 com público de 200.000 fãs.

No Painel 3 mostro imagens de mais de 20 anos pós-explosão Menudos em desfiles nacionais, internacionais e registradas em atitude e comportamento.

Tragetória:

O grupo Menudo nasceu em Porto Rico em 1977, sob a coordenação de Edgardo Diaz. Desde o início, seu criador tinha a idéia de manter cinco jovens até os 17 anos e, então, começar a fazer revezamento para que o grupo se mantivesse sempre jovem. A primeira formação do grupo foi composta pelos primos Ricky Melendez, Carlos Melendez, Oscar Melendez e pelos irmãos Fernando e Nefty Sallaberry. No entnato, a formação mais famosa no Brasil era integrada por Charlie, Ray, Robby (Draco), Roy e Ricky (Martin).

O primeiro país da América Latina em que ficaram famosos foi a Venezuela, posteriormente ficaram famosos também em outros países latino-americanos México, Argentina, Colômbia, Chile, Uruguai e Brasil.

A banda estourou no Brasil em 1984 e continuou fazendo sucesso até o final dos anos 80.

O Menudo foi um fenômeno na América Latina, no Brasil, por exemplo, arrastou milhões de adolescentes, diga-se garotas, de todas as classes sociais, que formavam milhares de fãs-clubes, numa extensão comparada á beatlemania no mundo.O Menudo da década de 80 era o grupo de maior visibilidade na mídia brasileira, os garotos porto-riquenhos apareciam a maior parte do tempo em programas televisivos, de rádio, revistas, jornais, enfim, toda a imprensa específica para celebridades estava voltada para o fenômeno artístico Menudo. Chegavam ao Brasil com seu avião próprio com logotipo colorido na lateral. Nesta época, chegavam a fechar os mais caros hotéis no país apenas para seu staff, os shows só podiam ser realizados nos maiores estádios de futebol das principais cidades brasileiras, devido ao imenso tamanho do público, e produtos como camisetas, bottons, álbuns, pôsters, vendiam tanto que o grupo se sustentaria apenas com a venda destes, sem mencionar os shows e discos.

O estilo deles foi totalmente influenciado pelo movimento New Wave. Os itens que faziam parte de seu guarda-roupa eram calças super justas, regatas coladas ao corpo acompanhadas ou não de camisões largos geralmente em cores fortes e/ou fluor. O uso do branco total, ou até estampa animal também era utilizado. Alguns integrantes também eram adeptos da faixa esportiva na cabeça;

O grupo marcou presença não apenas pelo vestuário, pois tudo isso era acompanhado de coreografias dançantes cheias de rebolado, onde deixavam enlouquecidas milhares de fãs por onde passavam.

O sucesso do grupo foi diminuindo por conta da substituições de alguns componentes. Quando algum componente do grupo se tornava “adulto” era substituído por outro adolescente. O problema é que devido a saída de alguns componentes, muitas meninas deixavam de ser fãs do grupo, principalmente porque dentre os componentes tinhas os favoritos, como Robby, Charlie, entre outros, que com sua saída provocava uma intensa comoção entre as adolescentes, muitas se afastavam das atividades do grupo.

Por isso, cogitou-se no final da década de 1990, que o Menudo tinha acabado, mas na verdade, tinha mudado tanto que pareceu que o grupo acabou.

Enfim, esse estilo “boyband” foi pioneiro por seu estilo musical e performático, teve seu tempo e seu brilho, numa época em que tudo parecia um grito de libertação e de modernidade, por mais que hoje pareça brega e piegas, deve ser lembrado como um marco de geração.

E o grupo não acabou, num reality show chamado “Making Menudo” feito em 2007, mas somente exibido em 2008, produzido pela MTV, tinha como função escolher cinco novos rapazes para continuar a banca Menudo, mas é sabido que aquele fenômeno nunca se repetirá, só quem viveu naquela época sabe o que foi o frenesi do grupo Menudo principalmente aqui no Brasil.

Para matar a saudades…