Planejamento

Qual a real necessidade de um planejamento? 

O planejamento é imprescindível para o sucesso e continuidade de uma empresa.
As organizações nascem com propósitos às vezes não tão claros, nascem da vontade dos seus fundadores, que nem sempre estão comungadas com o mercado, e isto é que na maioria das vezes leva uma organização a uma morte prematura.
O planejamento é uma peça fundamental que começa com a formulação dos objetivos organizacionais, e estes estão ligados a visão desta organização, aos seus propósitos futuros.
O planejamento deve estar em todos os setores. Nas confecções percebe-se uma dificuldade em se planejar e quando se planeja, a dificuldade está em se cumpri-lo.

Os problemas mais visíveis são:

 Funcionários pressionados com questões que eles não podem  resolver, gerando uma rotatividade de funcionários.
Desorganização e falta de definição de processos, gerando erros de produção e conseqüentemente prejuízos financeiros.
A empresa não se profissionaliza, fica estagnada ao amadorismo e tende ao fracasso.

 Mas para mudar esse quadro, é preciso que os proprietários e/ou diretores tenham plena convicção da necessidade de um planejamento e da adoção de um processo de melhoria continua.
As decisões sempre caberão a eles, e se eles não acreditarem nos resultados que a melhoria continua traz, o trabalho não terá continuidade e conseqüentemente não atingirá os objetivos esperados.

 Forma de ação PDCA

 P – Planejar
Analisar qual a forma de trabalho da empresa;
Levantar dados para identificar problemas;
Levantar os tempos e processos de cada etapa do processo de desenvolvimento de produto;
Levantar o organograma da empresa;
Levantar quem são as pessoas e suas funções;
Levantar a descrição das atividades

 D – Desenvolver
Definir plano de ação;
Estabelecer cronograma de coleção e processos visando otimização do tempo;
Aplicar os fluxogramas e processo estabelecidos; 

C – Conferir
Verificar o resultado do plano de ação aplicado, se ouve melhora no fluxo do processo e no tempo de cada atividade; 

A – Agir e Avaliar
Padronizar as ações que  se obteve resultado positivo e corrigir o quer pode ser melhorado;

 Estas quatro ações são um ciclo e por isso não pode parar. O cerne do PDCA (Programa de melhoria contínua) consiste no pensamento de que não existe nada que não possa ser melhorado. Sendo assim,  ao encerrar a etapa de avaliação (a última do ciclo), deve-se estar pronto para iniciar uma nova etapa de planejamento, que é “rodar” o ciclo PDCA.