Marca e Imagem – Osklen

Proposta do trabalho: Escolher uma marca que há uma identificação própria, selecionar campanha, levantar informações sobre a marca, histórico, linha de produtos e descrever através da sua percepção as propriedades da marca e a mensagem transmitida ao segmento de consumo.

Marca e Imagem – Identidades Corporativas

OSKLEN

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Abaixo, segue um vídeo com Oskar Metsavaht com uma aula pura de processo criativo.

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Histórico da Marca

Tudo começa em 1986, quando Oskar Metsavaht participa de uma expedição ao Monte Aconcagua, na Cordilheira dos Andes onde era o médico responsável pela equipe e também responsável pela roupa do grupo. Não havendo no Brasil nenhum tipo de vestuário adequado à neve, ele acaba desenvolvendo os casados, contando apenas com uma costureira para execução do serviço.

Formado em medicina, não tinha conhecimento de vestuário mas tinha conhecimento de corpo, como consequência, a roupa foi um sucesso. Além de ficarem extremamente funcionais, também ficaram bonitas.

A partir daí, alguns amigos fizeram encomendas e dois anos depois com um capital inicial de US$ 7000,00 começou a fabricar casacos de neve e criou a marca OSKLEN (mistura de
seu nome Oskar, seu irmão Leonardo e sua namorada, na época, Milene).

Em 1989 inaugurou sua primeira loja em Búzios. Parecia um erro primário vender roupas de neve em uma cidade praiana. Porém, o público que frequentava os hotéis de Búzios era o mesmo que visitava os países frios. Essa foi a oportunidade percebida pelo fundador
para vender seus casacos de neve.

No início sua linha de produtos além dos casacos de neve, era mochilas, camisetas e bermudas. Em 1991, ampliou sua linha de snowboard e em 1996 lançou sua primeira coleção de bermudas de suf.

Posteriormente ampliou a linha de surf e desenvolveu produtos para trekking, skate, além da linha fashion, sempre focada em design e tecnologia têxtil. Em 1999 lança sua
primeira coleção feminina.

Em 2000, em paralelo a sua marca, lança o movimento e-brigade, que visa a sensibilização e a informação ambiental, atuando em parceria com organizações da sociedade civil, apoiando e comunicando ações ambientais, sociais, culturais e educacionais orientadas para o desenvolvimento sustentável do planeta com a missão de transformar conceitos em atitudes.

Dois anos depois, desenvolve a coleção e-Brigade, formada por peças confeccionadas em tecidos reciclados, trazendo estampas que difundiam pontos importantes da luta mundial
pela defesa do meio ambiente como a Carta da Terra, a Agenda 21 e o Protocolo de Kioto.

Em 2003 nascia a Osklen Collection, com  peças conceituais confeccionadas em seu ateliê de estilo, com materiais sofisticados, acabamentos especiais e em séries limitadas. Foi nesse momento que a marca passou a desfilar no São Paulo Fashion Week e continua até hoje.

Oskar Metsavaht também criou o Instituto-e, uma associação privada civil sem fins lucrativos, voltada para a promoção e vocação do Brasil como “país de desenvolvimento
sustentável” que visa sensibilizar e conferir visibilidade a temas, projetos e parceiros envolvidos com o desenvolvimento social, ambiental, cultural e econômico atuando nas esferas da educação e da mobilização social.

Além disso, criou a E-Fabrics que em parceria com empresas, instituições e centros de pesquisa, identifica tecidos e materiais desenvolvidos a partir de critérios socio-ambientais. Nele são apuradas técnicas artesanais e tecidos como algodão orgânico, seda ecológica, malha de pet, couro de salmão, couro de tilápia, latex natural da Amazônia sobre tecido.

Em 2009, a Osklen se torna a primeira rede varejista do Brasil a receber o título de Carbono Neutro.

Hoje a Osklen tem 53 lojas no Brasil, quatro lojas em Portugal, duas em Milão e duas em Nova Iorque, uma em Tóquio e uma em Roma além do show-room em Nova Iorque, Los Angeles, Athenas, Milão e de exportar para Japão, Chile e Oriente Médio. Diferentemente
do Brasil, onde a Osklen é mais conhecida por vender uma moda surf, o “lifestyle” no exterior tem se posicionado como uma grife de luxo, com clientes do jet set internacional.

O conteúdo da marca sempre esteve sintonizado com o pensamento contemporâneo fazendo produtos com design inovador, permeando entre o esporte e o luxo priorizando a utilização de materiais sustentáveis.

O fator mais importante de seus produtos é o conteúdo conceitual, onde se tem a sofisticação para quem compra mas embutido a isso há toda uma preocupação com as questões socio-ambientais. Mais do que isso, essas preocupações se tornam ações práticas
que realmente produzem resultados positivos para a sociedade e para o meio-ambiente.

A Osklen divide-se em três linhas por coleção. Royal Label, sofisticada com peças exclusivas, a Osklen Sport, a maior entre as três e a Brazilian Soul, colorida e estampada,
que diz respeito aos ícones da nossa cultura.

O conforto é a palavra prioritária nos seus desenvolvimentos. Pode-se observar o uso constante de malhas orgânicas, moletons e tecidos tecnológicos. Sobreposições, listras e
o uso de ilhós também se tornaram sua marca registrada.

Outro ponto forte da criação é trabalhar com os opostos, ora com looks básicos, ora com looks com construção elaborada, tecidos rústicos com tecidos tecnológicos, o brilho do
paetê e o cinza opaco.

Com o slogan Brazilian Soul, a Osklen se destaca como uma marca autêntica brasileira, mas que busca suas inspirações em todo o mundo, não se limita em seu território nacional, pelo contrário, tem uma visão de explorador e consciente com o mundo que vive.

Coincidência ou competência, todos esses aspectos passados pela marca estão presentes nas macrotendências de consumo, comportamento e moda. Tendências essas que não são
passageiras,  devem continuar durante os próximos anos, o que mostra que esta marca continuará em crescimento e se consolidando cada vez mais.

Que este exemplo seja seguido por outras marcas, não copiando seus produtos mas, sendo
inteligentes o suficiente para ter ações eficazes de cunho sócio-ambiental para que assim, o Brasil tenha um real benefício com o sucesso das marcas brasileiras.

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Bibliografia

CHAVES, Débora. Persona: Oskar Metsavaht. Expressions, Osasco, n. 46, p. 40-46, abr/maio 2009.

http://www.osklen.com/, acessado em 07/02/2010.

http://www.osklen.net/, acessado em 07/02/2010.

http://www.institutoe.org.br/, acessado em 07/02/2010.

http://www.e-brigade.org/, acessado em 07/02/2010.

http://www.e-fabrics.com.br/, acessado em 07/02/2010.

http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/06/osklen-brazilian-soul.html, acessado em 14/02/2010.

http://www.infojoia.com.br/page/vitrine_faro_fino_osklen, acessado em 14/02/2010.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Oskar_Metsavaht, acessado em 14/02/2010.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Osklen, acessado em 14/02/2010.

http://br.advfn.com/p.php?pid=fbb_thread&bb_id=11&id=3310058, acessado em 14/02/2010.

http://www.youtube.com/watch?v=qUNJd9msb0g, acessado em 14/02/2010.

http://www.youtube.com/watch?v=S8DpS6LlwkI&NR=1, acessado em 14/02/2010.

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1198254-7823-DONO+DA+OSKLEN+FALA+SOBRE+SEU+PROCESSO+DE+CRIACAO,00.html, acessado em 14/02/2010.

http://www.youtube.com/watch?v=qUNJd9msb0g, acessado em 14/02/2010.